Transpiração (como evitar o seu excesso)

Raramente pensamos no assunto nestes termos, mas efetivamente a transpiração é uma função normal e natural da nossa pele. Claro que, como todas as coisas que não são agradáveis, temos tendência para pensarmos que somos vítimas dela.

Como sabemos, a transpiração não é igual em todas as pessoas: umas transpiram mais, outras transpiram menos.
Existem algumas medidas de caráter higiénico que já demonstraram ser de grande utilidade, atenuando o mal-estar provocado pela transpiração excessiva.
Vejamos então:

- As axilas: são elas o grande problema de muita gente, uma vez que o cheiro se torna desagradável nesta zona do nosso corpo. Sugere-se, por isso, como primeira medida, a depilação regular, pois os pêlos retêm e estimulam a transpiração. Se não existirem pêlos, a transpiração evapora mais depressa. É claro que esta sugestão se designa particularmente a nós mulheres. Os homens devem aplicar produtos antitranspirantes nas axilas, uma vez que a pele desta região é fina e o produto penetra sem dificuldade. Se se usar um desodorizante corremos o risco de apenas atenuar o cheiro da transpiração. Para que o desodorizante resulte, tenham em conta que devem aplicá-lo nas axilas limpas. Renovem a aplicação várias vezes ao dia, considerando a intensidade da vossa transpiração. Se um produto vos provocar qualquer tipo de irritação ou reação cutânea, mudem imediatamente de marca.

- Pés: a transpiração dos pés é igualmente muito desagradável. Para minimizar este contratempo evitem usar calçado fabricado em material que não permite a passagem do suor para o exterior. A borracha e o plástico estão neste caso. As meias de nylon apresentam igualmente o mesmo problema. Se transpiram dos pés tentem arranjar um tipo de calçado em que os pés arejem bem. Uma alternativa que apresenta vantagens são as sandálias abertas ou mesmo sapatos que possuem aberturas e de preferência em cabedal.

- Corpo: uma pessoa que transpira excessivamente deve evitar usar peças de roupa em material sintético; em vez dele, usem vestuário de fibra natural, pois permite a absorção do suor, bem como uma melhor evaporação em contacto com o ar. O odor da transpiração deve-se à ação das bactérias que modificam uma secreção, que de início é inodora num líquido de mau cheiro, que, quanto mais tempo permanecer à superfície da pele, mais eficaz tornará a ação dessas bactérias que provocam o mau odor. 

- Mãos: também delas se transpira e, segundo dizem os especialistas, é a hiperidrose que é responsável pelas mãos húmidas. Acontece muitas vezes em qualquer tipo de situação de emoção, dizendo-se, por isso, que é uma ação reflexa. Esta manifestação pode ser combatida por meio de tratamento médico adequado.

E assim termina este post minhas lindas, espero que tenha sido útil e que vos tenha ajudado.
Um beijinho ENORME cheio de batom! :D


Comentários

  1. Só te tenho a dizer: OBRIGADA POR ESTE POST :p

    beijinhos

    http://rotinadeboneca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh que queridaaa, de nada linda :D
      Beijinho enorme :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares